´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
Desfile
Powered By Blogger

sábado, 15 de outubro de 2011

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Tema: Polícia Comunitária
Por Antonio Carlos Flor
Eixo Temático: Polícia Comunitária
Delimitação: Relação entre práticas de atividades esportivas e recreativas e a possível redução da violência nas comunidades de baixa renda.
Problema: A violência nas comunidades de baixa renda é reduzida com a prática de atividades esportivas e recreativas?
Hipótese: A redução da violência nas comunidades de baixa renda pode ser diminuída com estratégias esportivas e recreativas, embora se houvesse vontade política nos projetos sociais a diminuição seria maior. 
Justificativas:
1 – Auxiliar na reformulação de projetos esportivos e recreativos nos programas sociais existentes nas comunidades.
2 – Contribuir para redução da violência nas comunidades de baixa renda.
3 – Contribuir para o desenvolvimento da cidadania.
Objetivo geral
O presente trabalho tem como objetivo principal:  
- Analisar a percepção do policiamento comunitário, acerca das causas que levam os moradores adotarem estratégias esportivas e recreativas, visando a redução da violência nas comunidades antes e depois da pacificação.

Objetivos específicos
Os objetivos secundários que irão colaborar para alcançar o objetivo principal são os seguintes:
 - Realizar estudos bibliográficos sobre a ética e a participação do policiamento na organização dos eventos relacionados à prática de atividades esportivas e recreativas.
- Conhecer as normas reguladoras de condutas, valores e princípios éticos dos agentes encarregados de aplicação da lei, adotadas atualmente pelo comando em parceria com a comunidade.
- Realizar coleta de dados na comunidade para posterior comparação entre a redução da violência antes e depois da retomada do território pelo poder público, ocasionando a instalação de vários programas sociais.
- Apresentar sugestões de ações práticas que possibilitem coibir ou minimizar os fatores que motivam tais desvios de comportamentos dos moradores em respeito aos direitos fundamentais.
Metodologia:
A natureza da pesquisa será de forma básica, a qual irá gerar conhecimentos novos para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista e envolvendo verdades e interesses universais. Entretanto, será usada como forma de abordagem a pesquisa quantitativa, que traduz em números, opiniões e informações para posteriormente classificá-los e organizá-los, usando métodos estatísticos.


Referencial Teórico:
- Violência doméstica, direitos civis e resgate da cidadania.
Conforme expõe Freitas e Silva (2008), o que se percebe é que esses direitos não fazem parte da realidade da maioria das crianças e adolescentes dessas comunidades de modo que, para grande parte dessa população, os espaços de sociabilidade se restringem.
- Comunidade violenta e a possível polícia cidadã.
Segundo Soares (2006 p. 14), “um objetivo factível é reduzir a violência, salvar vidas e gerar um ambiente mais saudável, pacífico e respeitoso”.
- O esporte e a recreação estratégia criativa.
Rodrigues (2011 p. 19), afirma que “a criatividade é o processo que resulta na emergência de algo novo e original, aceito como útil e satisfatório”. 
- Éticas e Direitos Humanos com cidadania para uma polícia cidadã.
A ética e o respeito aos Direitos Humanos favorecem a convivência mutua. Nos últimos anos tem sido notório a preocupação das autoridades em estabelecer uma polícia cidadã. Quando tratamos da questão da Racionalização, temos que admitir que a profissionalização seja uma característica do aparelho policial moderno, mais claro e evidente que seu caráter público ou sua especialização. PORTELLA (2011).
- Políticas públicas e a inclusão social no Brasil.
Para Bonalume (2010), arriscando uma síntese diríamos que, diante da diversidade e complexidade de questões que demandam atitudes e enfrentamento, por parte do Estado, a política pública constitui-se, na atualidade, a partir das demandas da sociedade, que traduzem uma gama de necessidades dos cidadãos, especialmente aqueles que têm mais dificuldades de acesso aos direitos sociais, por ações de qualidade, constituída de forma participativa e integrada. 

Referências Bibliográficas
BONALUME, C. Regina. O esporte e o lazer na formulação de uma política pública intersetorial para a juventude: a experiência do Pronasci. 2010. 215 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Brasília/DF. 2010.  
FREITAS, Santana M. da; SILVA, Ana P. Queiroz da (org.) Fortalecimento das estratégias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Natal/RN. 1. ed. Natal (RN): CEDECA Casa Renascer – 2008.
PORTELLA, P. R. Aguiar. Polícia: teoria e prática do policiamento. 2011. Rio de Janeiro:
RODRIGUES, Alexandre. Atividades recreativas para jovens e adultos. 1. ed. 2011. Rio de Janeiro: sprint.
SOARES, L. Eduardo. Segurança tem saída. 1. ed. Rio de Janeiro: sextante, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos amigos da PFF e outros órgãos de Segurança Pública