´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
Desfile
Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GALO DA MADRUGADA CONTA COM ESQUEMA ESPECIAL DE SERVIÇOS


Somente para garantir a segurança, são 5.860 profissionais nas ruas.

Este ano o bloco conta, pela primeira vez, com barreiras sanitárias.

Do G1 PE
18/02/2012 08h14 - Atualizado em 18/02/2012 08h1
O Galo da Madrugada, que desfila pelas ruas do centro do Recife neste Sábado de Zé Pereira (18), pretende arrastar 2 milhões de pessoas este ano. São 25 trios elétricos com atrações, fora carros de apoio, minitrios e freviocas.
Nesses pontos vão funcionar também uma delegacia, o Instituto de Medicina Legal (IML), o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Tavares Buril (ITB). Haverá uma estrutura para que o caso seja julgado na hora. No Thomaz de Aquino, uma triagem será feita pelos policiais do Batalhão de Choque da PM.Para garantir a segurança dos foliões, 5.860 profissionais de segurança estarão presentes ao longo do desfile. Se, mesmo assim, houver confusão, quem se envolver em conflitos durante o carnaval pode contar com a ajuda do Juizado do Folião. O serviço vai funcionar em dois pontos da área central do Recife: no Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio, e na antiga Associação dos Ferroviários Federais, próximo à estação do metrô, na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José. A instância atenderá os casos que a polícia classifica como "de menor potencial ofensivo", como brigas, rixas, atentado violento ao pudor e atos obscenos.
Saúde
O Galo este ano vai contar com nove barreiras sanitárias, a fim de evitar que garrafas de vidro e alimentos impróprios para o consumo sejam trazidos por quem vai participar do bloco. Os bloqueios ficam na Avenida Sul, na Rua Imperial, Rua Floriano Peixoto, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Rua 1º de Março, Ponte da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho e Ponte Princesa Izabel.
O percurso do desfile conta com 22 ambulâncias, dois helicópteros de resgate e seis postos de saúde, cada um com três médicos, três enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, cinco socorristas e materiais de socorro, de seringas a remédios controlados e desfibriladores. Além disso, os Bombeiros estão espalhados ao longo do percurso para ajudar nos eventuais socorros aos foliões.
O telefone para informações sobre onde conseguir atendimento específico durante o carnaval no Recife é o 0800-281-1520.
Metrô
Quem quiser seguir para o Galo da Madrugada de Metrô, a Linha Centro está reforçada e o intervalo será de quatro minutos, no trecho entre Recife/Coqueiral, e de oito minutos nos ramais, entre Coqueiral/Camaragibe e Coqueiral/Jaboatão e na Linha Sul.
A Linha Diesel só funciona às 20h devido ao Galo. Nos outros dias da festividade, as Linhas Centro, Sul e Diesel operarão normalmente. Na estação Recife, os foliões vão contar com 18 bilheterias instaladas na parte frontal, posicionadas de frente para a Rua Floriano Peixoto. Após a compra do bilhete, o usuário deve se dirigir a sua direita e embarcar pelo antigo portão de entrada.
No dia do Galo, o Metrô do Recife contará, ainda, com o apoio de 141 técnicos de manutenção, 90 agentes da Polícia Ferroviária Federal (PFF) e 431 homens de uma empresa de segurança terceirizada, além de guarda motorizada e veículos de rondas extensivas. Em todas as estações será feito o monitoramento por câmeras do circuito interno de TV. Só para a estação Recife, 250 pessoas estarão trabalhando no período, com o suporte de duas ambulâncias para situação de emergências.
Ônibus
Como chegar de carro no Centro é complicado, o Grande Recife Consórcio de Transporte conta com 66 linhas de ônibus, que irão operar com 85 coletivos extras, realizando 413 viagens a mais que em sábados normais. No total, serão 1.468 ônibus que realizarão 15.010 viagens.
A linha especial Circular do Galo é outra opção para os foliões, facilitando o deslocamento do Terminal do Cais de Santa Rita até o Shopping Tacaruna, seguindo pelas avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, que são pontos estratégicos de retorno para a Zona Norte da cidade. A operação da linha será realizada com seis coletivos, realizando 69 viagens no sábado. As viagens terão um intervalo entre oito e 20 minutos, das 6h às 18h. A tarifa é de R$ 2,15.
Trânsito
Os bairros de São José, Santo Antônio e parte do bairro da Boa Vista estarão interditados para o desfile do maior bloco de carnaval do mundo. Cerca de 90% das vias do Bairro do Recife - como a Avenida Rio Branco e as ruas da Moeda, Vigário Tenório e Tomazina - estarão interditadas desde o início da manhã.
A Ponte Giratória, a pista leste da Avenida Dantas Barreto e a Avenida Nossa Senhora do Carmo também sofrem alteração no trânsito. Cerca de 150 agentes da CTTU estarão monitorando e orientando os motoristas que irão trafegar na região.
Táxi
Além do convênio com os carros de Jabotão dos Guararapes e de OIinda, a CTTU criará pontos estratégicos para serviço de táxi. Os veículos estarão em áreas próximas aos principais polos de folia do centro do Recife desde a sexta-feira.
Confira, abaixo, a localização dos pontos especiais no sábado:

Cais de Santa Rita (em frente ao Grande Recife Consórcio de Transporte);
Esquina da Rua Dr. José Mariano com a Ponte Velha;
Esquina da Av. Martins de Barros com a Av. Nossa Senhora do Carmo;
Esquina da Rua do Hospício com a Rua Riachuelo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos amigos da PFF e outros órgãos de Segurança Pública