´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
Desfile
Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PRESO O RATO DA ROCINHA


Polícia prende Nem da Rocinha, o traficante mais procurado do Rio

Jornal do Brasil - Paulo Marcio Vaz

Policiais do Batalhão de Choque prenderam, por volta da meia-noite desta quarta-feira, Antônio
Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, o bandido mais procurado dos últimos tempos no Rio. O traficante foi levado em comboio para a sede da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio. Nem foi pego em frente ao Clube Piraquê, na Lagoa, Zona Sul do Rio, a bordo de um Corolla preto, junto a outros dois comparsas. As primeiras informações dão conta de que não havia armas com o trio, que carregava uma mala, provavelmente, cheia de dinheiro. O grupo chegou a oferecer suborno aos policiais, numa tentativa de conseguir escapar.
Mais cedo, a Polícia Federal (PF), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG),
da Subsecretaria de Inteligência e da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário, desencadeou uma operação que resultou na apreensão de armas e drogas oriundas da Favela da Rocinha e na prisão de 10 pessoas, sendo quatro policiais e um ex-PM.
Entre os bandidos estava o braço-direito de Nem, o traficante Anderson Rosa Mendonça, o
Coelho, chefe do tráfico no morro de São Carlos. Os custodiados estavam distribuídos em quatro carros e foram interceptados quando saíam da Rocinha, próximo a um shopping na Gávea. Foram apreendidos três fuzis, 11 pistolas, cinco granadas, jóias, cordões de ouro, dinheiro e drogas.
A Secretaria de Segurança prepara uma invasão à Rocinha, prevista para ocorrer nesse fim de
semana. A ação vai marcar o início da pacificação da comunidade, que receberá uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Nem estava no comando do tráfico na Rocinha desde 2005

Apesar da oferta de R$ 5 mil como recompensa por informações que ajudassem na captura de
Nem, o traficante mais procurado nos últimos tempos pela polícia acabou sendo descoberto no portamalas de um carro, durante uma possível tentativa de fuga, no começo da madrugada desta quinta-feira.
Nem estava no comando do tráfico da Rocinha e do Vidigal, em São Conrado, junto de João
Rafael da Silva, o Joca, desde outubro de 2005, quando substituiu o traficante Bem-te-vi, que foi morto.
Nem da Rocinha é um dos líderes mais importantes da facção Amigos dos Amigos, popularmente conhecida como ADA. Seu nome é Antônio Francisco Bonfim Lopes e ele nunca havia sido preso antes. Com 35 anos, dez de crime e cinco como o chefe das bocas de fumo mais rentáveis da cidade, "Nem é o dono da palavra final de tudo o que acontece dentro das comunidades, passando a imagem de benfeitor e escondendo os rastros de sangue e terror", segundo detalha o site de procurados pela polícia.
Ele tinha nove mandados de prisão por tráfico de drogas, homicídio e lavagem de dinheiro. Antes de assumir o comando da favela, segundo a polícia, ele era adepto da política assistencialista. Já à frente do tráfico, passou a ordenar mortes de moradores que se mostrassem contrários as suas ordens. Ainda segundo a polícia, o 'exército' de Nem possui um arsenal de pelo menos 150 fuzis, adquiridos por meio da venda de maconha, cocaína e ecstasy, sendo a última a única droga consumida por ele. Com isso, movimentaria cerca de R$ 3 milhões por mês, graças à existência de refinarias de cocaína dentro da favela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos amigos da PFF e outros órgãos de Segurança Pública