´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
Desfile
Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2012

MAIS UM TERRITÓRIO RETOMADO PELO PODER PÚBLICO NO RIO - COMUNIDADE DO JACAREZINHO


Crianças passeiam em quadriciclo do Bope

Rio - Durante a ocupação das comunidades dos Complexos de Manguinhos e do Jacarezinho, crianças se divertiram com a presença dos policiais. Várias delas, acompanhadas do subcomandante administrativo do Batalhão de Operações Especiais (Bope), major João Jaques Busnello, passearam de triciclo com o PM.

Crianças se divetiram passeando em quadriciclo | Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia

"É o fim da Faixa de Gaza", diz Beltrame
O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse neste domingo que a ocupação das Favelas de Manguinhos e do Jacarezinho aconteceu "em tempo recorde".

"A inteligência policial foi fundamental no processo. Acabou o medo do cidadão em transitar em vias que eram dominadas pelo tráfico. Essa operação marcou o fim da Faixa de Gaza e um novo começo para a população dessas comunidades. É uma vitória para todos os envolvidos", declarou Beltrame em coletiva.


Beltrame (esq.) e Pinheiro Neto durante coletiva sobre a ocupação de Manguinhos e Jacarezinho. 'É o fim da Faixa de Gaza', declarou o secretário Foto: Luiz Ackermann / Agência O Dia

chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, destacou o trabalho colaborativo da polícia. "Para a polícia, o trabalho não começou hoje e não se encerrou hoje. Vamos continuar nesse cruzamento de informações entre as instituições, bem como contar com a ajuda da população e de serviços como o Disque-Denúncia", destacou.

O coronel Pinheiro Neto, chefe do Estado Maior da Polícia Militar, disse que "o trabalho de inteligência entre as equipes foi fundamental", além de desejar aos moradores de Manguinhos e Jacarezinho "uma vida diferente e segura a partir de hoje".

Questionado sobre o próximo passo das ocupações nas favelas, o Complexo da Maré deve receber uma UPP em breve, Beltrame informou que "o trabalho vai continuar onde a população precisar de segurança".

Ocupação de Manguinhos e Jacarezinho


Agentes da Polícia Civil ocupam a Favela do Jacarezinho Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Hospital do tráfico
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) encontraram, na manhã deste domingo, uma casa que seria usada como 'hospital do tráfico'. No local foram encontradas próteses e material hospitalar.

O governador Sérgio Cabral confirmou neste domingo que as comunidades de Manguinhos e Jacarezinho ganharão UPPs. Segundo ele, o processo de pacificação não é efêmero.

“Essa é uma ação de pacificação, não é efêmera. Teremos UPPs em Manguinhos, Mandela, Varginha, e Jacarezinho em seguida. Como são comunidades muito próximas, mas diferentes, a gente ocupa todas elas e vai fazer uma estratégia de inauguração de UPPs, um processo muito criterioso da Secretaria de Segurança Pública, de avaliação da estabilidade da comunidade”, disse.

Cabral revelou ainda que a presença policial é definitiva nas comunidades. “É uma ação que tem um processo definitivo de presença das forças de segurança. Hoje não é o inicio, é o fim da primeira etapa, de um processo que se iniciou com ações nas outras comunidades”, afirmou.

Ocupação levou 20 minutos

A Secretaria de Estado de Segurança confirmou neste domingo que os complexos de Manguinhos e Jacarezinho já estão sob o controle das polícias Militar e Civil.

As duas comunidades, alvos da Operação Pacificação Manguinhos, foram recuperadas pelas forças policiais, com apoio dos Fuzileiros Navais e efetivos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sem encontrar resistência, o que permitiu o domínio dos dois territórios em apenas 20 minutos.


Homens do Exército fazem barreira com tanques na Leopoldo Bulhões Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

"A ocupação foi bem tranquila, como a gente já imaginava. A população ainda tem muito receio de conversar e fornecer informações, mas acredito que com o tempo vamos conseguir estabelecer uma relação. Dependemos da população para chegarmos às informações", afirmou o comandante do Bope, coronel René Alonso.

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e fuzileiros navais se concentraram para a incursão no Centro de Farmácia da Marinha, em Benfica.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, chegou à base por volta das 4h e se reuniu com a tropa. Os militares fazem buscas em vielas e percorrem o território das comunidades. Homens do Bope usam retroescavadeiras para destruir barricadas montadas por traficantes.

Houve troca de tiros na chegada da Polícia Civil ao Jacarezinho, mas não há registro de feridos. A ação abre caminho para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A previsão é que a primeira fase da ocupação dure até o fim do ano, quando a sede da unidade deverá ser inaugurada.

Dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) há décadas, a área se tornou uma das mais perigosas do Rio, devido aos intensos confrontos armados. As favelas do Mandela e Varginha, vizinhas dos complexos, também são ocupadas.

Até agora, foram apreendidos 10 tabletes de pasta base de cocaína, 88 frascos de cheirinho da loló, um tablete de maconha, uma pistola, dois revólveres calibre 22, duas granadas, um veículo Corsa, sete munições, um radiotransmissor, material para endolação e cadernos com anotações do tráfico.

odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos amigos da PFF e outros órgãos de Segurança Pública