´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

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terça-feira, 12 de julho de 2011

O TERMINAL CENTRAL DO BRASIL GANHARÁ NOVO VISUAL

 SuperVia afirma que medida começou a ser adotada nesta segunda-feira. Segundo a empresa, nova grade horária comtempla todos os ramais. 

Do G1 RJ


Os usuários de trens terão, a partir desta segunda-feira (11), 40 novas viagens com mais 71 mil lugares por dia, em horários de pico pela manhã e no fim da tarde. A informação é da SuperVia, concessionária que administra o serviço.
Segundo a empresa, serão 32 novos horários. Nos intervalos com menor fluxo, os passageiros contarão com 8 novas partidas. A SuperVia informou que a nova grade horária contempla todos os ramais e foi permitida, principalmente, pelo tempo máximo regular que a composição permanecerá na plataforma de embarque, que será de 6 minutos.
De acordo com a SuperVia, a mudança é uma preparação para a implantação da operação por intervalos, prevista para setembro. A medida faz parte de um pacote de melhorias, o "Supervia em Movimento", que pretende trazer, em curto prazo, mais conforto e rapidez para os usuários.
Novas medidas
Em junho, a SuperVia anunciou novas medidas de melhoria no sistema ferroviário. Entre elas estava a reforma da estação da Central do Brasil. De acordo com o presidente da concessionária, Carlos José Cunha, um dos objetivos é transformar a famosa estação num ponto turístico importante, já tendo em vista o grande fluxo de turistas que estarão na cidade nos próximos eventos esportivos.
Segundo o projeto da SuperVia, a Central terá a fiação elétrica, hoje aparente, embutida, mármores limpos, lojas padronizadas e banheiro gratuito já em agosto.
Novas máquinas terão condições de lavar um trem a cada 15 dias. Atualmente, os trens são lavados a cada 40 dias. Todas a 98 estações sofrerão reformas, ganhando coberturas para que o passageiro não sofra com o sol e a chuva.
Central do Brasil (Foto: Divulgação/SuperVia)
Ilustração de como ficará a Central do Brasil (Foto: Divulgação/SuperVia)
Plataforma padronizadaDesde o dia 15 de junho, na Central do Brasil, teve início o teste de fidelização da plataforma, o que significa que cada trem passará sempre pela mesma plataforma. Segundo a SuperVia, quem usa os trens da SuperVia não precisará mais se aglomerar junto aos monitores para saber em que plataforma seu trem vai passar.
Outra novidade é que a partir de setembro, os trens passarão a operar em intervalos de tempo, em vez de horários fixos, dando uma característica metroviária ao serviço. Um novo sistema de sinalização automatizado poderá reduzir o intervalo entre os trens em até 50%. Atualmente, é o maquinista que para o trem no sinal vermelho, mas com o ATP - Automatic Train Protection - o trem parará automaticamente ao passar no sinal vermelho.
Conforto no verão
No verão, o carioca terá mais conforto: até fevereiro já terão chegado da China oito dos 34 trenscomprados pelo governo do estado, todos com ar-condicionado e câmeras internas para segurança. Outros seis trens em uso serão reformados com reforço no sistema de ar-condicionado.


As melhorias passam pelo aumento da frota e de sua idade média. A frota atual é de 160 trens com idade média de 35 anos; em 2014, serão 191 trens com idade média de 16 anos, todos com ar-condicionado.

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