´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
Desfile
Powered By Blogger

domingo, 26 de setembro de 2010

MAPAS CRIMINAIS

Dinâmica do Fato

Trata-se de Crime de Tráfico Internacional de Pessoas e entorpecentes, forma identificada como Crime Hediondo. Tráfico Internacional de Pessoas, Lei 11.106/2005, Artigo 231 do Código Penal e Tráfico de entorpecentes - Lei 11343/2006, Artigo 12 do Código Penal, na data de 10 de agosto de 2011, horário 19h. 15min, na Estação Ferroviária do Jacarezinho, Rio de Janeiro, o crime ocorreu próximo ao terminal de carga do Arará, entre o km 15 e 10, poste 77, figurando como vitima uma mulher até então identificada como Flavia Hossel dias, de cor parda, 31 anos de idade, sendo Autoria e motivação até o presente momento de Juan Escobar e quadrilha – Boliviano com idade aproximadamente 36 anos, integrantes da quadrilha não identificados. Comunica o fato o Inspetor Reginaldo Forte da Silva – Matricula nº. 2180 lotado na Superintendência Regional Centro – Rio de Janeiro, o qual logrou êxito em arrolar 2 testemunhas no local, sendo possíveis os MQT (maquinistas) Vicente Campos Netto, 43 anos de idade, Maquinista Auxiliar – Reg. Nº 33350 e Jerônimo Francisco dos Santos, 45 anos de idade, Maquinista Titular – Reg. Nº 33325 ambos da composição de prefixo PPZ Nª 78 da companhia América Latina Logística.

Descrição do caso

A Polícia Metropolitana recebeu uma denúncia que um homem estaria aliciando mulheres para embarcarem num trem de carga com destino à cidade de Corumbá no Mato Grosso do Sul. “Segundo denúncias”, o autor abordava as vítimas no pátio terminal de carga no Arará, oferecendo oportunidade de trabalho no exterior, a oferta era efetuada nas estações ferroviárias do Jacarezinho, local conhecido como ponto de venda de drogas e crack (cracolândia). As vítimas eram levadas para o terminal de cargas, onde o suposto traficante encontrava facilidades de deslocamento nos trens de carga, que tinha destino na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, fronteira com a Bolívia, país supostamente usado para embarque das vítimas para Europa, onde seria explorada sexualmente.
De acordo com estes dados a Polícia Metropolitana mapeou a área passando monitorar toda ação dos traficantes. As informações que a Interpol tinha em seu banco de dados facilitaram as investigações, após estudos notamos que os autores estavam usando forma de praticar estes crimes, parecido com os que aconteciam nos aeroportos. Verificamos que habitualmente os crimes eram praticados nos horários compreendidos entre 19h00min e 23h00min nas proximidades da faixa de domínio, com maior freqüência nos finais de semana, horário que a vítima costumava fazer ponto para atrair clientes na referida estação. As testemunhas sob mira de armas de fogo eram obrigadas transportar as vítimas dentro de um dos vagões durante toda viagem. Sendo assim, as testemunhas observaram que o autor mantinha em seu poder grande quantidade de uma substância esverdeada semelhante à maconha e pó branco semelhante à cocaína. As testemunhas não souberam dizer se era para consumo no Brasil ou para a venda no exterior. O local onde ocorreu o crime é conhecido como comunidade do Arará, ponto de comércio de entorpecentes, sendo que a vítima é suspeita de pertencer a quadrilha que domina o tráfico de drogas naquela região, inclusive, segundo sistema de prontuários criminais, já foi condenada judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas, prostituição, roubo e tentativa de homicídio e encontra-se foragida da justiça.

De posse das informações, foi feito o retrato falado do principal autor e distribuído nos portos, aeroportos e fronteiras de todo país. Foram realizados vários estudos estatísticos, Mapa criminal, Mapa geográfico das principais rotas do trafico e monitoramento de toda área através do serviço de inteligência que contribuiu para o planejamento estratégico das operações táticas do Esquadrão Metropolitano de Operações Especiais (EMOE) e assim neutralizar toda ação dos supostos traficantes, para dar início a desarticulação da quadrilha que fazia terror dentro do corredor ferroviário.

Apesar do intenso rastreamento realizado pelo nosso esquadrão e pelas viaturas do setor de logística, o autor não foi localizado, os dados dele foram obtidos no banco de dados da Polícia Federal, o bando evadiu-se com a chegada das viaturas, adentrando na mata em território Boliviano, porém, não houve detidos. Somente a vítima foi detida e entregue as autoridades competentes. “Não obstante, a Interpol foi informada e as viaturas do turno já estão informadas sobre o crime e continuam no rastreamento e no encalço do autor e de toda quadrilha.


Nota: Esta é uma obra de ficção. Nomes, personagens, fatos e lugares são frutos da imaginação do autor e usados de modo fictício. Qualquer semelhança com fatos reais ou qualquer pessoa, viva ou morta, é mera coincidência. "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” - Inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal.


Fontes Bibliográficas

Isnard, Martins. Foto Pericial - Ambiente espacial. Consulta em 2010, disponível em http://www.citynet.com.br/retratofalado/sfero.htm

Isnard Martins Análise Criminal – UNESA Notas Técnicas Investigação e Perícia – 2007, 2008, 2010

DORNELES, C. F. Extração de Dados de Semi-Estruturados Baseados em uma Ontologia. Porto Alegre: PGCC da UFRGS, 2000. (Dissertação de Mestrado)

Autor: Antonio Carlos Flor
Mat. 200910016618

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos amigos da PFF e outros órgãos de Segurança Pública