´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

´POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
Desfile
Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de junho de 2012



CONVOCAÇÃO SINPFFEBA

O SINDICATO DOS POLICIAIS FERROVIÁRIOS FEDERAIS DO ESTADO DA BAHIA

CONVOCA A TODOS OS ASSOCIADOS A PARTICIPAREM DA ASSEMBLEIA

EXTRAORDINÁRIA,MARCADA PARA O DIA 07 DE JULHO DE 2012 NA ESTAÇÃO DA

CALÇADA SENDO A PRIMEIRA CHAMADA ÁS 10;00 HORAS E SEGUNDA E ULTIMA

CHAMADA ÁS 10;15 HORAS IMPRETERIVELMENTE.A REUNIÃO CONTARÁ COM A

PRESENÇA DO COORDENADOR NACIONAL DA COMISSÃO DOS POLICIAIS 

FERROVIÁRIOS FEDERAIS O SENHOR ANTONIO FRANCISCO LEÃO DE DECCO QUE NA

OPORTUNIDADE IRÁ ESCLARECER TODAS AS DUVIDAS RELATIVAS AO ANDAMENTO

DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PUBLICA 

FERROVIÁRIA PARA O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E O QUE OCORRER.


PEÇO A TODOS QUE DIVULGUEM ESTA INFORMAÇÃO E NÃO SERÁ PERMITIDO O

ACESSO AO RECINTO EM TRAJES IMCOMPATIVEIS OU SEJA,BERMUDAS,CAMISETAS E 

OUTROS.

FICAM CONVIDADOS A COLABORAR FINANCEIRAMENTE TODOS OS PRESENTES

FAVOR CONVOCAR AS PENSIONISTAS E OS COLEGAS DO INTERIOR POIS A PRESENÇA

DE TODOS SE FAZ NECESSÁRIO PARA DIRIMIR AS DUVIDAS.



SINDICATO DOS POLICIAIS FERROVIÁRIOS FEDERAIS DA BAHIA;


PRESIDENTE - NORALDINO MAGNO PITANGA

VICE-PRESIDENTE - WILSON JOSÉ DE JESUS

SECRETARIO - ELIEVANERIO CARVALHO MOTA


DIRETOR DE COMUNICAÇÃO - MARIVALDO CONCEIÇÃO DA CRUZ

segunda-feira, 25 de junho de 2012


25/06/2012 09:37

Comitiva do Ministério da Justiça estabelece acordos com a Polícia Militar

Ascom-PM?AL
Subcomandante-Geral recepciona comitiva do Ministério da Justiça
Durante a manhã desta quarta-feira (20), oficiais ligados à área de ensino da PMAL, juntamente com o Subcomandante-Geral, Coronel Dimas Barros, estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral com uma comitiva do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Depaid/Senasp).
A comitiva é composta pela Diretora de Ensino e Pesquisa/Depaid, Isabel Figueiredo; pela Perita Federal, Sara Lenharo; pelo Delegado Federal, Rogers Elijandro; pelo Coronel Fábio Xavier da PMMG e pelo Capitão Charles Gonçalves da PMRS.
A reunião teve como objetivo estreitar as relações entre o Ministério da Justiça e os órgãos ligados à Segurança Pública de Alagoas no tocante à capacitação dos profissionais ligados à área, e está inserido na preparação do plano piloto na área de segurança pública de Alagoas, que será lançado no próximo dia 26, pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pelo Governador Teotônio Vilela Filho.
De acordo com a Diretora de Ensino e Pesquisa/Depaid, Isabel Figueiredo, essa parceria entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado da Defesa Social, e neste contexto, a Polícia Militar, visa num primeiro momento estabelecer ações de forma a capacitar os Policiais Militares, principalmente aqueles que estão na linha de frente no combate à criminalidade. “A redução da violência é uma questão conjuntural, e num esforço conjunto, o ensino e instrução são um importante aliado para alcançar este objetivo”, frisou.
Dessa forma, será dado um enfoque primário em três cursos, que para Isabel Figueiredo são essenciais neste primeiro momento em que será colocado em prática o Plano Nacional de Segurança Pública. São eles: Análise Criminal, Isolamento e Preservação de Local de Crime e Uso Progressivo da Força.
Na ocasião, o Subcomandante-Geral, Coronel Dimas Barros, salientou que parcerias como esta são extremamente benéficas, na medida em que capacita o profissional de segurança pública para executar sua atividade laboral.
Estiveram presentes também o Diretor de Ensino da PMAL, Coronel Luiz Bugarin; o Comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, Coronel Paulo Sérgio Lopes; a Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Tenente Coronel Ana Paula Pedrosa; o Chefe da PM/3, Tenente Coronel Mário Jorge; a chefe do Núcleo de Ensino Integrado da Seds, Suely Cavalcante; e o subchefe do Núcleo de Planejamento de Ensino Integrado, Émerson Moura.
por Ascom PM-AL
Bom dia senhores leitores que seguem o blog esquadraoferroviario,

Este blog foi criado com a finalidade de informar a seus seguidores assuntos relativo a segurança pública de forma que pudesse esclarecer dúvidas a respeito deste mister. Desta forma, quero informar aos senhores que não faço parte da Comissão Nacional dos Representantes da Polícia Ferroviária Federal, sendo assim, só costumo escrever, compartilhar e comentar assuntos pertinentes a segurança pública. Se você anonimo que não tem coragem de mostrar sua cara e quer saber como anda o processo de estruturação da Polícia Ferroviária Federal compareça as assembleias ou mesmo contribua com alguma quantia. Sendo assim, receberas as informações que tanto procura. O blog esquadraoferroviariooperacoes.blogspot.com só publica artigos verídicos e não mentiras para satisfazer os colegas que estão ansiosos.  

domingo, 17 de junho de 2012

CONSELHO DA COMUNIDADE


Usurpar funções
A Constituição, no seu art. 144, define as finalidades da Polícia, e determina os objetivos específicos de cada uma de suas corporações

Publicado em 17 de Junho de 2012, às 00h00min | Autor: Antônio Queiroz Barbosa - profekeiroz@yahoo.com.br
A Constituição, no seu art. 144, define as finalidades da Polícia, e determina os objetivos específicos de cada uma de suas corporações. A polícia federal cuida da ordem social como um todo, reprime o tráfico de drogas, ocupa-se do policiamento marítimo, aeroportuário e de fronteiras, além de ser a polícia judiciária no âmbito federal, cabendo aos delegados de polícia federal o comando de suas ações.
A polícia rodoviária federal patrulha ostensivamente as rodovias federais. A polícia ferroviária federal vela pelas ferrovias federais. O policiamento ostensivo e preventivo (inclusive prisão em flagrante) é tarefa da PM no âmbito de cada unidade federativa. Os bombeiros exercem funções essenciais à segurança física das pessoas (extinção de incêndios, salva-vidas, defesa civil... Cabe à polícia civil de cada estado as funções de polícia judiciária: age precipuamente a partir da ofensa à lei. Localiza e enquadra infratores, levanta e produz provas, em suma, monta um dossiê (inquérito policial), que vai à Justiça...
A decisão judicial prolatada pelo juiz Alexandre Moraes da Rosa, da 4ª Vara Criminal de Florianópolis, apenas coloca os pingos nos “is” da questão Brasil afora. Afinal, são muitas as guardas municipais espalhadas alhures, subordinadas a não se sabe quem, com funções específicas não se sabe quais. A Constituição Federal, no parágrafo 8º do art. 144, reza que “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”, mas é só o que ela diz. Usurpar funções legais gera atos ilegítimos.
Apesar de a lei não ser letra morta, pois pode evoluir, sob este aspecto só uma emenda constitucional nesse sentido mudaria as coisas. Leis municipais que disponham sobre guardas municipais limitam-se pelo texto maior. É óbvio que a presença de guardas municipais palmilhando as ruas é importante para a segurança dos cidadãos. Isso funcionaria como policiamento preventivo, pois não deixaria de intimidar os meliantes, além de acionar a PM em casos específicos. Daí a querer armá-los e atribuir-lhes funções precípuas das polícias há um abismo legal.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CURSO DE OPERAÇÕES POLICIAIS FORMAM OPERADORES


Policiais celebram formatura no Curso de Operações Policiais
Policiais de outros estados também participaram do curso
1/6/2012 - Petrovane Porto Jr
Foi celebrada na tarde desta sexta-feira, no auditório da Academia de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL), a formatura de 26 policiais no Curso de Operações Policiais (COP). O curso foicriado com o objetivo de especializar policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais(CORE), demais policiais do quadro da Polícia Civil e agentes das forças públicas de outros estados a atuarem em todos os ambientes encontrados no Estado do Rio de Janeiro.
Participaram da celebração o delegado Ricardo Barboza de Souza, coordenador da CORE, o delegado Carlos Alberto Ramos, diretor da Divisão de Ensino Policial da ACADEPOL, o delegado Marcus Antônio da Silva, diretor de Recrutamento e Seleção da ACADEPOL, o delegado Wanderley Nicolau Rochel Júnior, presidente do Instituto Nacional de Instrução e Desenvolvimento Especializado da Polícia Ferroviária Federal e o inspetor Wilson Antônio Freitas Filho, coordenador do Curso de Operações Policiais.
O delegado Ricardo Barboza, que representou também a Chefia de Polícia, falou sobre o orgulho de estar a frente da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), e sobre a coragem e bravura dos homens que concluíram o curso longe de suas famílias. O delegado ainda acrescentou a importância que estes policiais terão ao compartilhar seus conhecimentos e do destaque que passarão a ter em suas unidades em diversos estados brasileiros.

 Os policiais formados são os seguintes:
 Bernardo Schwan Belem
 Bruno Robério Pereira da Silva
Christian Monteiro Alonso Durón
 Clauz Rodrigo dos Santos Chagas
 Daniel Accioly de Souza Fragoso
 Diego Garret de Lima
 Enzo de Castro Freitas
 Everton Rodrigo Princival
 João Moraes Gomes Ribeiro
João Paulo Pittigliani Mitteltaedt
 Kelmer Lyra Lopez
 Leandro de Sousa Pontes
Magno de Jesus Oliveira
 Marcos Leandro Villar de Azevedo
 Michel da Silva Domo
 Paulo Rossano Fernandes Santos da Silva
 Rafael de Sá Schaewer
 Renato Wagner Ladeira dos Anjos
 Ricardo Coelho Maron Gedeon
Ricardo Rossi Jullien
 William de Medeiros Pena Junior
Adriano Cardoso Neto
Rafael Tardim Portela
Silvio Jose Teles Mussumeci Junior
Victor Fassarela Monnerat
Walace Vial Santos

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Prezadas(os),
 
Paínel da Folha de S. Paulo de hoje, 04/06:
Munição Entidades ligadas às polícias federal, civil e militar lançarão durante a conferência Rio+20 uma frente para reivindicar mais equipamentos e orçamento em operações de grande porte.
Não obstante reconhecer que as condições de trabalho são precárias na maioria das polícias brasileiras, o paínel da Folha de hoje me fez refletir sobre se não estamos diante de mais uma onda "mais armas e mais viaturas", agora modernizada com novos equipamentos de última geração... Aproveitando conversa recente com o Cel. Severo, nosso primeiro presidente do Conselho de Administração, a tecnologia é uma poderosa aposta na eficiência, mas desde que venha aliada a "conceitos", ou seja, saibamos o que temos que fazer... Nós sabemos? Sei que minha pergunta é retórica, mas tenho dúvidas se temos disposição técnica, corporativa e política para pensar antes nesses conceitos...
 
Um exemplo: na semana passada, José Vicente da Silva comentou sobre a programação do VI Encontro reclamando da ausência de temas aderentes ao que ele compreende como essencial ao cotidiano policial. Todavia, abrimos na programação um espaço para discutir aplicações e soluções de "BI" (business intelligence) e tivemos apenas 1 interessado. Sabíamos de várias empresas que oferecem tais soluções, mas optamos por propor um GT exatamente por ser um tema de fronteira (mesmo que não tão novo) e que uma chamada seria a forma de ampliar o debate. A idéia era deixar os interessados se inscreverem. Pois bem, o GT foi cancelado por falta de quórum.
 
Renato
 
 
 
 
Renato Sérgio de Lima
Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Rua Mário de Alencar, 103, Vila Madalena
São Paulo - SP 
CEP 05436-090
55 11 3081.0925